SAF: combustível alternativo para aviação
O que é o SAF?
SAF significa “Combustível de aviação sustentável”, o termo que a nossa indústria usa para descrever uma alternativa melhor do que o combustível normal de aviação. Preferimos chamá-lo de “combustível alternativo para aviação” porque o SAF ainda produz emissões nocivas e não é totalmente sustentável.
A partir de 2025, os voos com partida na Europa incluem uma média de 2% de SAF, conforme exigido pelas regras da UE. Embora seja um aumento, o impacto do SAF permanece limitado. É por isso que temos de dar prioridade ao SAF para aproveitar melhor os seus benefícios.
Os benefícios do SAF*
Usar SAF é melhor porque:
- É produzido a partir de recursos não fósseis, tais como o óleo alimentar usado.
- Embora o SAF emita a mesma quantidade de CO₂ durante o voo, o seu impacto total em termos de CO₂ é, pelo menos, 65% inferior ao longo de todo o ciclo de vida (desde a produção até à queima).
- Tem menos outras emissões nocivas, como partículas e enxofre, que afetam a qualidade do ar local no solo.
* Apenas selecionamos SAF que cumpra os critérios de sustentabilidade estabelecidos pela União Europeia, conforme definidos pelo Regulamento de Aviação ReFuelEU.
O que torna o SAF melhor?
É porque é considerado todo o ciclo de vida das matérias-primas, incluindo a forma como são produzidas e processadas. Por exemplo, as matérias-primas biológicas, como as culturas, removem CO₂ da atmosfera durante o seu crescimento.
O SAF que utilizamos provém principalmente de óleo alimentar usado, um resíduo. O carbono presente neste óleo está associado à sua primeira utilização (fritar batatas). Durante a produção, a distribuição, o transporte e a queima de SAF, é libertado CO₂. Mas as emissões totais de CO₂ são muito inferiores às dos combustíveis fósseis: pelo menos 65% inferiores para o SAF que usamos.
Além disso, reutilizar óleo alimentar não adiciona nenhum CO₂ novo à atmosfera. Com os combustíveis fósseis, o carbono armazenado no interior é libertado na forma de CO₂ quando é queimado.
Além das emissões de CO₂, voar também tem outros efeitos negativos no clima. Por exemplo, os rastos brancos que os aviões deixam para trás (rastos de condensação) contribuem para o aquecimento global. Além disso, a libertação de partículas finas e enxofre é prejudicial para a qualidade do ar. Com o SAF, estes efeitos são menores em comparação com o combustível normal. Eis porquê.
O SAF cumpre as mesmas normas técnicas que o combustível normal, tornando-o igualmente seguro, mas com menos impurezas. Quando queimadas, estas impurezas contribuem para a libertação de partículas finas e enxofre. Uma vez que o SAF tem muito menos impurezas, também são libertadas menos partículas finas e enxofre durante o voo. Consequentemente, é menos provável que se formem rastos de condensação, uma vez que estes se desenvolvem em torno destas partículas.
Que tipo de combustível alternativo para aviação é utilizado pela KLM?
Nós só compramos SAF fabricado a partir de matérias-primas que não competem com a produção alimentar ou de alimentos para animais e têm um efeito mínimo na biodiversidade. Por isso, não utilizamos óleos de soja e de palma ou os seus subprodutos para produzir combustível para aviação.
Todo o SAF que compramos cumpre os critérios estabelecidos pela:
União Europeia conforme definidos pelo Regulamento de Aviação ReFuelEU; e Roundtable on Sustainable Biomaterials - Mesa-redonda de Biomateriais Sustentáveis - (RSB); ou Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).
Ainda é um efeito pequeno
Para impulsionar a utilização de SAF, começámos a adicionar uma pequena percentagem ao sistema de combustível do Aeroporto Amesterdão-Schiphol em 2022: 0,5% por cada voo de partida. Em 2023 e 2024, aumentámos para uma média de 1% de SAF.
A partir de 2025, as regras da UE exigem que os fornecedores de combustível adicionem uma média de 2% de SAF às entregas de combustível em aeroportos europeus. Vários países também introduziram ou anunciaram mandatos semelhantes.
É por isso que podemos incluir um suplemento para SAF no preço total do bilhete. O aumento do preço depende da sua classe de viagem e na distância do seu voo. Todas as receitas do suplemento serão utilizadas inteiramente para comprar SAF.
Embora estejamos a usar mais SAF, ainda perfaz apenas uma pequena parte de todo o nosso combustível. O mercado de SAF ainda está a emergir e, por isso, os preços flutuam. Isto significa que só podemos usufruir dos benefícios do SAF numa dimensão reduzida.
Aproveitem juntos os benefícios do SAF
É importante para a KLM e outras companhias aéreas concentrarem-se no SAF para continuarem a desenvolver este mercado. Esperamos que isto reduza os preços e nos permita utilizar mais SAF. O nosso objetivo: 10% de SAF até 2030, com base no nosso consumo total de querosene.
É para isso que colaboramos com as empresas que voam connosco por motivos de negócio ou de transporte de carga. Os passageiros podem fazer uma pequena diferença adicionando SAF extra à sua reserva. Através destes esforços coletivos, utilizámos 10% da produção global de SAF em 2023 e estamos empenhados em acelerar ainda mais a utilização e a produção de SAF.
Contribuir para o SAF
Ao reservar um voo da KLM, pode fazer uma contribuição voluntária para SAF extra. Oferecemos 3 níveis de contribuição baseados:
- na quantidade estimada de combustível necessária por passageiro para o seu voo;
- e no nosso preço de SAF, que é ajustado regularmente para acompanhar a evolução do mercado.
Dependendo de quanto contribui, ajuda-nos a financiar a compra de SAF igual a todo ou parte deste combustível. Ao estimar o combustível, consideramos fatores como o tipo de avião, a distância do voo, o peso da carga, o número de passageiros e a classe de viagem que reservou.
Também verá como a sua contribuição ajuda a reduzir o impacto do CO₂ estimado adicionando SAF extra a um voo futuro. Para que fique claro, a sua contribuição não será para SAF extra no seu avião, nem irá reduzir as emissões de CO₂ durante o seu voo. No entanto, permite-nos comprar um pouco mais de SAF para adicionar aos sistemas de combustível do aeroporto.
É nossa responsabilidade reduzir o impacto do voos e tornarmo-nos menos dependentes dos combustíveis fósseis. O SAF extra que paga faz uma pequena diferença para este objetivo.
Emissões médias de CO₂ por passageiro
Quando compra SAF extra, estimamos as emissões médias de CO₂ relacionadas com o combustível por passageiro. Também mostramos a redução estimada do impacto de CO₂ da sua contribuição voluntária. Estas estimativas são calculadas utilizando a nossa calculadora de CO₂. Esta calculadora tem em consideração fatores como o tipo de avião, a rota de voo, a classe de viagem, o fator de carga e o nosso preço fixo para o SAF.
Tem curiosidade sobre a estimativa das emissões de CO₂ do seu voo? Pode vê-la em A Minha Viagem ou ao reservar um voo.
Todos os anos, a organização de contabilidade da KPMG faz uma auditoria para verificar se os nossos métodos de cálculo estão em conformidade com os métodos descritos abaixo e com as diretrizes internacionais. Pode encontrar os detalhes desta auditoria no relatório de auditoria da KPMG.
Os nossos métodos e o relatório de auditoria mais recentes:
O que fazemos com a sua contributo para a SAF
Utilizaremos a totalidade do seu contributo para a compra direta de SAF. O SAF extra é adicionado ao sistema de combustível do Aeroporto Amesterdão-Schiphol (ou de um dos outros aeroportos onde adicionamos SAF). Isto significa que o SAF com o qual contribuiu não será utilizado especificamente no seu voo. Isso seria logisticamente ineficiente e complicado de organizar. Consoante a disponibilidade do produto no mercado, procuramos adicionar o SAF extra no prazo de 12 meses após a partida do seu voo.
Uma vez que adicionamos SAF aos sistemas de combustível do aeroporto, outros voos também partem com mais SAF a bordo. No entanto, uma vez que essas outras companhias aéreas não pagaram pelo mesmo volume de SAF, não podem reivindicar a redução de CO₂. A KLM é auditada anualmente para garantir que a redução de CO₂ reivindicada corresponda aos certificados que recebemos relacionados ao SAF.
O suplemento para o SAF obrigatório incluindo no seu bilhete e todos os outros benefícios relacionados que recebemos através dos nossos vários programas são utilizados para comprar SAF. Não utilizaremos a sua contribuição voluntária para cumprir os mandatos de mistura de SAF.
Quer fazer mais?
Pode fazer alguma coisa para reduzir o impacto ambiental da sua viagem. A melhor forma é escolher outras alternativas de transporte em vez de viajar de avião (ou em partes da sua viagem), como viajar de comboio, autocarro ou carro elétrico. Em alguns destinos, isto é possível através da KLM, porque trabalhamos com a Eurostar. Oferecemos 1 bilhete que cobre o voo e o comboio de alta velocidade. O comboio é uma escolha melhor do que um voo de ligação curto.
Também existem outras formas que ajudam um pouco. Por exemplo, viajar com pouca bagagem ou trazer os seus auriculares e garrafa de água. Também pode optar por investir num dos nossos projetos de regeneração da natureza selecionados. Isto não irá alterar o impacto ambiental da sua viagem, mas irá ajudar a apoiar ecossistemas danificados.
Perguntas mais frequentes
O SAF é um combustível alternativo para aviação produzido a partir de desperdícios e de resíduos (agora principalmente óleo alimentar usado). Podemos misturar SAF com combustível normal para motores a jato. Ao longo de todo o ciclo de vida, o SAF tem um impacto em termos de CO₂ pelo menos 65% inferior ao do combustível normal.
No entanto, o SAF ainda é escasso e caro. Atualmente, adicionamos uma média de 2% de SAF aos voos a partir da Europa, cumprindo o mandato europeu. O impacto do SAF permanece limitado. A sua contribuição voluntária para SAF extra ajuda-nos a fazer um pouco mais.
O SAF pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, como óleo de cozinha usado, resíduos urbanos, gases residuais e resíduos agrícolas. Também pode ser produzido a partir de eletricidade renovável e de CO₂ capturado do ar. Esta forma (sintética) de SAF ainda está em desenvolvimento. O SAF que utilizamos provém principalmente de óleo alimentar reciclado.
As viagens aéreas têm efeitos ambientais graves. Ao mesmo tempo, ainda temos um longo caminho a percorrer para reduzir verdadeiramente o impacto dos voos. Demorará anos até vermos os primeiros voos comerciais movidos a eletricidade ou a hidrogénio. Para voos de longa distância, teremos de confiar no combustível durante um período ainda maior.
Até lá, o SAF é uma forma de reduzir ligeiramente o impacto do voos. Mas é necessário que o SAF fique disponível em maior escala. Além disso, os combustíveis sintéticos feitos de CO₂ a partir do ar e o hidrogénio verde devem continuar a ser desenvolvidos. Isto pode resolver a falta de SAF atual feito de óleo de cozinha usado. É por isso que estamos a investir na investigação e no desenvolvimento destes combustíveis alternativos.
Estamos cientes do impacto da aviação no clima. É por isso que estamos a trabalhar para melhorar e a renovar as nossas operações. Isso exige grandes investimentos, bem como decisões operacionais contínuas que ajudam a reduzir as emissões sempre que possível.
Por isso, continuamos a investir em:
- Aviões mais limpos, silenciosos e com maior eficiência de combustível
SAF (combustível alternativo para aviação) Poupar peso e melhorias a bordo - Reduzir as emissões nas nossas operações em terra
Inovação e colaboração através do Aviation Challenge Projetos de regeneração da natureza