Cão de serviço treinado

Se pretende levar o seu cão de assistência a bordo do seu voo KLM, teremos todo o gosto em tratar disso para si. Tenha em atenção, porém, que só permitimos cães de serviço treinados.

Levar consigo o seu cão de serviço

Se tenciona levar o seu cão de assistência consigo na cabine para o ajudar com uma deficiência, o cão pode viajar consigo gratuitamente. Tenha em atenção que, para serem admitidos na cabine, os cães de assistência devem ter um treino qualificado e possuir um certificado válido. Só aceitamos cães de assistência treinados. Os animais de apoio emocional já não são reconhecidos como animais de assistência.

Preencher o formulário de pedido

Pode adicionar o seu cão de assistência contactando-nos diretamente. Precisa de preencher o formulário de pedido e de o enviar através do endereço de e-mail mencionado no fim deste. Certifique-se de que inclui uma cópia do passaporte do animal, indicando a raça, o peso, o tamanho e o certificado de treino do animal de assistência. Envie o seu pedido à KLM CARES pelo menos 48* horas antes da partida. Nota: pode trazer 1 cão de assistência por pessoa. Pode trazer 2 cães de assistência quando viaja de ou para os EUA.

O seu cão de assistência deve ser certificado por uma organização afiliada à Assistance Dogs International (ADI), ADeu (Assistance Dogs International Europe Regional Chapter), International Guide Dog Federation (IGDF) ou outra organização comparável.

*Tenha em atenção que é necessário um período de 96 horas se viajar de ou para o Reino Unido.

Preparar a sua viagem

Certifique-se de que trata, atempadamente, das vacinas, dos certificados de saúde e treino e dos documentos de viagem do seu cão de assistência. Para garantir que não se depara com quaisquer problemas, recomendamos que consulte as autoridades locais dos seus países de partida, transferência e chegada. Estas podem informá-lo sobre os últimos requisitos para cães de serviço relativamente à partida, transferência e entrada num país.

Comportamento em espaços públicos

Por favor, tenha em atenção que se o seu cão não se comportar adequadamente em locais públicos, não o consideramos um cão de serviço treinado. Em caso de dúvida, um dos nossos agentes pode solicitar informações adicionais para garantir que o seu cão está treinado. Se não conseguir dar uma explicação verbal plausível, poderemos exigir prova adicional por escrito.

Durante o seu voo

Por motivos de segurança, o seu cão de assistência não pode bloquear um corredor ou outra área que precise de permanecer desobstruída. Por causa disso, não pode reservar um lugar na fila de saída de emergência ao viajar com um cão de assistência. Pode escolher qualquer outro lugar que desejar. Durante todo o voo, o seu cão deve usar um arnês (de automóvel) e estar vestido de forma visível para indicar o estatuto de cão de assistência (uma etiqueta de identificação ou um sinal visível no arnês). Por favor, prenda este peitoril ao seu cinto.

Se o seu cão não couber no local do lugar reservado, iremos arranjar outro lugar dentro da mesma classe de viagem. Não somos obrigados a fornecer mais espaço para o seu cão de assistência ou um lugar numa classe de viagem diferente daquela que pagou. Não existe nenhum lugar com capacidade para vos acomodar a si e ao seu cão de assistência sem bloquear a passagem? Poderemos solicitar-lhe que viaje num voo mais tarde ou que permita que o seu cão de assistência viaje no porão, caso disponha de uma caixa para animais que satisfaça os requisitos.

Voos superiores a 8 horas

Tem um voo programado para demorar 8 horas ou mais? Podemos solicitar documentação que indique que o cão de serviço não precisará de se aliviar ou que pode fazê-lo sem criar um problema sanitário ou de higiene a bordo.

Vai viajar dos ou para os Estados Unidos da América?

Se estiver a voar para ou dos Estados Unidos, terá de preencher o formulário 2 EUA. Formulários de Transporte Aéreo do Departamento de Transporte Aéreo dos EUA. Imprima os formulários, assine-os à mão e leve-os consigo para o aeroporto.

Se estiver a viajar com um cão de assistência aprovado, não precisa de preencher o Formulário KLM:

  • Para viagens reservadas 48 horas ou mais antes da partida, deve submeter esta documentação com antecedência para validação através da KLM Cares.
  • Para um voo reservado menos de 48 horas antes da partida, pode apresentar os formulários no balcão de check-in ou na porta de embarque.

Voos para os Emirados Árabes Unidos

Tenha em atenção que deve apresentar o seu pedido para viajar para os Emirados Árabes Unidos com o seu cão de assistência 96 horas antes do seu voo. Certifique-se de que inclui toda a documentação necessária para a aceitação do seu cão de assistência à chegada aos EAU.